Tuesday, October 14, 2008

que sabedoria!!!

Ontem foi um dos poucos dias que em assisto um pouco de tv. Tem um programa interessante chamado "60 Minutes", que é uma versão pobrinha do fantástico. Como eu escrevi no tópico anterior, tem a ver com leitura, de novo.
O programa conta a história de um homem chamado Gary, um morador de rua no centro de Auckland. O resumo do programa diz assim: "Por um tempo, Gary teve tudo isso: uma companheira de longo tempo, um filho, uma família, casa e um trabalho. Mas não foi difícil perder tudo (ele perdeu tudo num cassino) e atingir o fundo do posso.
Gary tem vivido nas ruas, dormindo de qualquer jeito pelos últimos 12 anos. Mas ele não é um morandor de rua comum - ele escolheu esse estilo de vida e uma forma de punição que só ele pode explicar.
Ele é inteligente, amigável, articulado - falando docemente sobre a sua vida e mostrando ao pessoal do programa como sobreviver o inverno na rua".
Eu fiquei muito impressionada. Primeiro que as pessoas não imaginam um morador de rua em um país como a NZ. Então, incontrolavelmente, a gente compara tudo com o Brasil. De tudo o que Gary falou e mostrou, como ele perdeu tudo, como se jogou na rua, como decidiu não se apoiar na família nem no Governo (só no mês passado ele recorreu ao benefíco do Governo), como dorme, como vai na lavanderia uma vez na semana, como toma banho todo dia e faz 3 refeições ao dia, o que mais me chamou a atenção na sua rotina, foi a ida até a biblioteca após o café da manhã. Lá ele passa boas horas lendo e claro, faz empréstico regular de livros. Quando estava a mostrar o lugar onde dorme e onde já dormiu, deixou bem claro que o que faz a diferença é o fator luz, pois antes de dormir ele lê uns bons capítulos.
Morador de rua assim? Só acontece na NZ!!!!
Como já falei abaixo, algo deu muito errado no Brasil em relação a leitura. Bom, quem lê vai saber do que eu estou falando...
Se você tiver interesse em assistir ao vídeo, eis o link:
http://www.3news.co.nz/Video/No-Fixed-Abode/tabid/371/articleID/75606/cat/31/Default.aspx?articleID=75606#video

2 comments:

Rosa Maria said...

Rosi
Que bom que você tá atualizando o blog! Quem me dera arrumar tempo pra agilizar o meu! hahaha!
Vou acompanhar tudo, viu
Beijos

Laís Carvalhêdo said...

Adorei a idéia de acompanhar um blog de alguém daqui q tah aí..rsrs... Sempre fui fascinada pela NZ e ainda axo bem dificil conseguir xegar ateh aí... então vou matando a curiosidade pelo seu blog beleza? Jah mesmo sem conhecer direito vou te indicar ao MEME... Passa lá no meu blog e vc vai ver como é legal...
ok?
abraços!